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Aro > Raio

Mensagem recebida na lista de discuss�o do Rebas do Cerrado, em 08Nov2006, de Jos� Roberto Sversut

----- Original Message -----
From: Jos� Roberto Sversut
To: rebasdocerrado@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, November 08, 2006 4:26 PM
Subject: [RebasBsb] RES: ARO>RAIO

Ola

Como iniciante que suporta +- menos uns 40km em duas horas, gostaria de saber:
1. A respeito de Aro e Raios.
� que montei uma MTB com Aro duas bandas Aero e com Raio grosso. S� ap�s ouvi dizer que fica mais pesado e que o ideal seria raio fino inox (mais resistente).
Parece-me que a diferen�a de peso do jogo de raio n�o � t�o significante assim.
Ser� isso mesmo??
2. E sobre esse Aro Aero? � do tipo comum que encontrei em lojas. Suponho que deve haver outros mais leves. Mas sempre muito mais caros talvez.
3. Ademais, como rela��o aos pneus, quais as boas marcas e modelos?
Enfim, t� bem por fora.
Sauda��es
Sversut

Resposta oferecida por Marcelo Iannini para a lista de discuss�o do Rebas do Cerrado, em 09Nov2006

Primeiramente � preciso saber o quanto voc� pesa. O peso dos aros deve ser proporcional ao peso do ciclista.
Use o seguinte guia:
ciclista com menos de 60kg: aros de 400g
ciclista entre 60 e 80kg: aros de 450g
ciclista entre 80 e 100kg: aros de 500g
ciclista com mais de 100kg: aros de 550g
Use 32 raios ou 36 raios, especialmente se voc� estiver nas casas superiores da tabela acima (por exemplo, um ciclista de 62kg pode usar 32 raios num aro de 450g, um ciclista de 78kg � melhor usar 36 raios no mesmo aro). Quanto ao n�mero de raios, quanto mais raios, mais forte ser� a roda. Deixe as rodas com menos de 32 raios para os profissionais ou os que se acham assim... d�o muita complica��o.
Se o aro for aero normalmente ser� mais forte do que um aro de mesmo peso n�o aero. Fique ligado que normalmente os aros aero pesam acima de 550g, sendo bastante resistentes e adequados a praticamente ciclistas de qualquer peso. Os aros mais leves ficam na casa de 390g, mas dificilmente s�o encontrados.
Quanto aos raios, uma coisa importante � usar inox. Isso garante que quando for desempenar n�o estar�o enferrujados e quebrar�o ao girar os nipples. Raios grossos tradicionais s�o de 2,5mm de espessura e realmente s�o exageros. Se voc� escolher um aro compat�vel com teu peso, raios de 2mm ser�o mais que suficientes. A diferen�a de peso � significativa. Um jogo de 32 raios trefilados (dupla espessura, mais finos no meio) de 2,0/1,5mm pesa 140g, um jogo n�o trefilado de 1,8mm pesa 170g, um jogo de 2mm pesa 230g e um jogo de 2,5mm pesa mais de 350g!
Mais importante de tudo � ter uma roda que esteja com a tens�o balanceada. Isso �, cada raio deve estar no mesmo aperto dos demais. � poss�vel ter uma roda desempenada com desequil�brio de tens�o, com raios fazendo o esfor�o que deveria ser feito por outros.
Nesse quesito, aconselho procurar o mec�nico Dijavan que trabalha na Sportcicle. Ele � mestre em usar tensionador. S� existem 3 lojas em BSB com medidor de tens�o, mas s� conhe�o o Dijavan que usa normalmente. Ter uma roda com as tens�es balanceadas garante um desempeno durador e o m�nimo de raios quebrados, cerca de 1 a cada 20000km!

Pneus. Compre o mais leve que tua carteira permitir. A marca Specialized � muito boa, mas procure por pneus de alta gama, como os modelos S-works.

Abra�os,

Marcelo

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