Dez brasilienses do
Rebas do Cerrado e do
Pedal Noturno DF conseguiram no último domingo, 09Abr2006, o
Brevet de 200 km do AUDAX.
São eles: Ricardo Curupas, Arnaldo Foca, Kátia, Farid, Edu Burgel, Walter Graneiro, Cíntia, Marcelo Mumunhas, Henrique Sampaio e Paulo Costa(PC).
O AUDAX-RS é uma prova homologada pelo Audax Club Parisien e reconhecida pelo Les Randonneurs Mondiaux(LRM) e consiste em um evento de superação pessoal onde os participantes devem cumprir um percurso de 200 km em um tempo limite de 13:30h.
Com esse feito eles se habilitam a buscar o Brevet de 300 km, que é a próxima etapa da prova.
O AUDAX é um evento onde a auto-superação é o objetivo principal, possuindo semelhança ao que o grupo Rebas do Cerrado prega em suas trilhas.
Para que se tenha idéia do tamanho da auto-superação exigida basta definir uma média de 14,82 km/h para todo o percurso de 200 km.
Todos que pedalam sabem que isso não é fácil. Não é coisa para iniciantes.
Principalmente se agregarmos a essa média, a navegação, as subidas, os pneus furados, as paradas para alimentação, hidratação e necessidades fisiológicas, os problemas mecânicos que podem aparecer na bike e outros acontecimentos esporádicos.
É preciso estar preparado física e psicológicamente.
Na presente edição estavam inscritos 218 participantes dos quais 214 concluiram o evento e ganharam seus brevets.
Daí a constatação de que quem vai participar desse tipo de evento, vai muito bem preparado, sabendo as dificuldades que vai encontrar, e dispostos a buscar o objetivo a todo o custo.
Todos os nossos companheiros que participaram do AUDAX-RS têm histórias de destaque de auto-superação, que os colocam como exemplo da filosofia de nosso grupo. Quem os conhece sabe muito bem disso.
Algumas histórias merecem até serem transcritas em livros, tais as dificuldades pessoais que tiveram que ser transportas para se chegar ao nível que eles chegaram hoje.
Daí o nosso "aplauso de pé" para o feito obtido.
Nesse aplauso a todos os dez participantes a Coordenação do Rebas do Cerrado não pode deixar de destacar um nome em especial: ao nosso amigo Walter Graneiro.
Foi o Walter o grande "inventor" e estimulador dessa grande aventura.
Sonhar é fácil, basta ter imaginação. A grande dificuldade está em tornar sonhos em realidade.
E nisso o nosso Walter está se tornando um especialista. Vimos isso nos diários Pedais Noturnos, no estímulo à educação do ciclista no trânsito, no Extrapolando Extremos, agora no Audax e daqui mais alguns dias no NAFOR.
E temos certeza que ele não para. Basta esperar mais um pouco para saber quais serão os novos futuros eventos.
Ao Walter nossa homenagem especial.
Esperamos que todos os Rebas se estimulem no feito de nossos amigos e que tenham a auto-superação como meta principal de suas vidas, na busca incessante da melhoria da qualidade de vida.
Coordenação do Rebas do Cerrado
Saiba mais sobre o AUDAX, visitando os sites:
AUDAX-RS
Audax Club Parisien
Imagens gentimente cedidas pela Águas do Sul, que fez a cobertura do evento.