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Aro > Raio

Mensagem recebida na lista de discussão do Rebas do Cerrado, em 08Nov2006, de José Roberto Sversut

----- Original Message -----
From: José Roberto Sversut
To: rebasdocerrado@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, November 08, 2006 4:26 PM
Subject: [RebasBsb] RES: ARO>RAIO

Ola

Como iniciante que suporta +- menos uns 40km em duas horas, gostaria de saber:
1. A respeito de Aro e Raios.
É que montei uma MTB com Aro duas bandas Aero e com Raio grosso. Só após ouvi dizer que fica mais pesado e que o ideal seria raio fino inox (mais resistente).
Parece-me que a diferença de peso do jogo de raio não é tão significante assim.
Será isso mesmo??
2. E sobre esse Aro Aero? é do tipo comum que encontrei em lojas. Suponho que deve haver outros mais leves. Mas sempre muito mais caros talvez.
3. Ademais, como relação aos pneus, quais as boas marcas e modelos?
Enfim, tô bem por fora.
Saudações
Sversut

Resposta oferecida por Marcelo Iannini para a lista de discussão do Rebas do Cerrado, em 09Nov2006

Primeiramente é preciso saber o quanto você pesa. O peso dos aros deve ser proporcional ao peso do ciclista.
Use o seguinte guia:
ciclista com menos de 60kg: aros de 400g
ciclista entre 60 e 80kg: aros de 450g
ciclista entre 80 e 100kg: aros de 500g
ciclista com mais de 100kg: aros de 550g
Use 32 raios ou 36 raios, especialmente se você estiver nas casas superiores da tabela acima (por exemplo, um ciclista de 62kg pode usar 32 raios num aro de 450g, um ciclista de 78kg é melhor usar 36 raios no mesmo aro). Quanto ao número de raios, quanto mais raios, mais forte será a roda. Deixe as rodas com menos de 32 raios para os profissionais ou os que se acham assim... dão muita complicação.
Se o aro for aero normalmente será mais forte do que um aro de mesmo peso não aero. Fique ligado que normalmente os aros aero pesam acima de 550g, sendo bastante resistentes e adequados a praticamente ciclistas de qualquer peso. Os aros mais leves ficam na casa de 390g, mas dificilmente são encontrados.
Quanto aos raios, uma coisa importante é usar inox. Isso garante que quando for desempenar não estarão enferrujados e quebrarão ao girar os nipples. Raios grossos tradicionais são de 2,5mm de espessura e realmente são exageros. Se você escolher um aro compatível com teu peso, raios de 2mm serão mais que suficientes. A diferença de peso é significativa. Um jogo de 32 raios trefilados (dupla espessura, mais finos no meio) de 2,0/1,5mm pesa 140g, um jogo não trefilado de 1,8mm pesa 170g, um jogo de 2mm pesa 230g e um jogo de 2,5mm pesa mais de 350g!
Mais importante de tudo é ter uma roda que esteja com a tensão balanceada. Isso é, cada raio deve estar no mesmo aperto dos demais. É possível ter uma roda desempenada com desequilíbrio de tensão, com raios fazendo o esforço que deveria ser feito por outros.
Nesse quesito, aconselho procurar o mecânico Dijavan que trabalha na Sportcicle. Ele é mestre em usar tensionador. Só existem 3 lojas em BSB com medidor de tensão, mas só conheço o Dijavan que usa normalmente. Ter uma roda com as tensões balanceadas garante um desempeno durador e o mínimo de raios quebrados, cerca de 1 a cada 20000km!

Pneus. Compre o mais leve que tua carteira permitir. A marca Specialized é muito boa, mas procure por pneus de alta gama, como os modelos S-works.

Abraços,

Marcelo

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